terça-feira, 7 de abril de 2009

Crise de 29

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em
1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.


~~> Causa da crise de 29

Com o fim da
Primeira Guerra Mundial, os países europeus encontravam-se devastados, com a economia enfraquecida e com forte retração de consumo, que abalou a economia mundial. Já os Estados Unidos por sua vez, aproveitaram o período pós-guerra para lucrar em cima dos países destruídos, exportando alimentos e produtos industrializados aos países aliados. Como resultado disso, entre 1918 e 1928 a produção norte-americana cresceu de forma estupenda. A prosperidade econômica gerou o chamado "american way of life" (modo de vida americano). Havia emprego, os preços caíam, a agricultura produzia muito e o consumo era incentivado pela expansão do crédito e pelo parcelamento do pagamento de mercadorias. Porém, que a economia européia posteriormente se reestabeleceu e passou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Com a retração do consumo na Europa, as indústrias norte-americanas não tinham mais para quem vender. Havia mais mercadorias que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a demanda; consequentemente os preços caíram, a produção diminuiu e logo o desemprego aumentou. A queda dos lucros, a retração geral da produção industrial e a paralisação do comércio resultou na queda das ações da bolsa de valores e mais tarde na quebra da bolsa. Portanto, a crise de 1929 foi uma crise de superprodução.



~~> A bolsa de valores

Quase todas as grandes empresascapitalistas têm vário sócios. Cada sócio posssui um certa quantidade de ações . se um sócio possui 21% das ações da empresa, por exemplo, ele é dono de 21% de todo o patromônio( tudo que pertence a empresa: máquinas, périos, computadores...) e recebe 21% dos lucros dessa empresa. As ações porque são um fatia do lucro.
As ações podem ser negociadas na bolsa de valores, que é um instituição típica do sistema capitalista.
Quando um empresa estiver dando generosos lucros, muitas pessoas vão querer ter um parte dela, ou seja, comprarão suas ações. Como a procura é maior que a ofertao preço das ações sob. Se, em vez disso os investidores acharem que um empresa oferece riscos de prejuízo, poucos vão querer comprar suas ações – o que faz com que o valor das ações caia.
Nos EUA dos anos 20, as ações se valorizam por causa da euforia ecomômica. Mas quando apareceram as primeiras notícias de falência de empresas, todos os investidores se apavoraram e venderam suas ações – o que fez com que os preços fossem caindo sem parar até acontecer o Crack(quebra) da bolsa.


~~>A Lei Seca

De 1920 a 1933, o governo Americano impôs a Lei Seca. Ficou proibida a fabricação e venda de bebidas alcoólicas nos EUA. Nunca se bebeu tanto no país!

Nessa época surgirão os Gângsteres. Eram quadrilhas de bandidos que se aproveitavam da Lei Seca. Fabricavam Uísque clandestinamente, contrabandeavam bebidas, exploravam cassinos e prostitutas.


O mais famoso gângster foi Al Capone. Ele mandava seus capangas assasinarem qualquer um que atrapalhasse seus "negócios". Ele só foi preso quando descobriram que ele burlava o imposto de renda federal.



~~> O Crack da Bolsa: Começa a Crise Mundial

Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque de 1929, bancos e investidores perderam grandes somas em dinheiro. A situação dos bancos era agravada pelo fato que muitos destes bancos haviam emprestado grandes somas de dinheiro a fazendeiros. Após o início da Grande Depressão, porém, estes fazendeiros tornaram-se incapazes de pagar suas dívidas. Isto, por sua vez, causou a queda dos lucros destas instituições financeiras. Pessoas que utilizavam-se de bancos, temendo uma possível falência destes, removeram destes os seus fundos. Assim, várias instituições bancárias foram fechadas. O total de instituições bancárias fechadas durante a década de 1920 e de 1930 foi de 14 mil, um índice astronómico.
Em
17 de maio de 1930, o governo dos Estados Unidos aprovou uma lei, o Ato Tarifário Smoot-Hawley, que aumentava as tarifas alfandegárias em cerca de 20 mil itens não-perecíveis estrangeiros. O Presidente americano Herbert Hoover pedira ao Congresso uma diminuição nos impostos, mas o Congresso, ao invés disto, votou a favor do aumento dos impostos. Um abaixo-assinado, assinado por mil economistas, pediu ao presidente americano para rejeitar este aumento. Apesar disto, Hoover assinou o Ato em 17 de maio. O Congresso e o Presidente acreditavam que isto iria reduzir a competição de produtos estrangeiros no país. Porém, outros países reagiram através da aprovação de leis e atos semelhantes, assim causando uma queda súbita nas exportações americanas. As taxas de desemprego subiram de 9% em 1930 para 16% em 1931, e 25% em 1933. Durante a década de 1930, a taxa de desemprego nos Estados Unidos não retornaria mais às taxas de 9% de 1930, se mantendo em perto da casa dos 20%.
Com o crescente fechamento de instituições bancárias,
menos fundos estavam disponíveis no mercado americano, fazendo com que a produção industrial americana continuasse a cair. Em 1929, o valor total dos produtos industrializados fabricados nos Estados Unidos foi de 104 bilhões de dólares. Em 1933, este valor havia caído para 56 bilhões, uma queda de aproximadamente 45%. A produção de aço caiu em cerca de 61%, entre 1929 e 1933, e a produção de automóveis caiu em cerca de 70% no mesmo período.
1933 foi o ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos da América. As taxas de desemprego eram de 25% (ou um quarto de toda a força de trabalho americana). Cerca de 30% dos trabalhadores que continuaram nos seus empregos foram obrigados a aceitar reduções em seus salários, embora grande parte dos trabalhadores empregados tenham tido um aumento nos seus salários por hora. Outro problema enfrentado foi a grande deflação - queda do preço dos produtos e custo de vida em geral. Entre 1929 e 1933, os preços dos produtos industrializados não-perecíveis em geral nos Estados Unidos caíram em cerca de 25%. Já o preço de produtos agropecuários caiu em cerca de 50%, por causa do excedente da produção destes produtos - primariamente trigo. A quantidade destes produtos à venda excedia largamente a demanda, o que causou uma queda dos preços destes produtos. Os baixos preços levaram ao endividamento de muitos fazendeiros. Era comum casos de suicídio por parte de empresários, acionistas e investidores em geral, que haviam perdido tudo o que possuíam; E também por parte de outros civis, que, com a crise, haviam endividado-se e/ou não possuíam forma alguma de sustento devido ao fato de estarem desempregados.















~~> Superprodução



Desde Adam Smith predominava o ideal do Livre Mercado. Isso significava que cada empresário fazia o que quisesse e ninguem se metia nisso.
A burguesia queria lucrar e com isso foi investido sem parar, um tentando devorar o outro concorrente. Assim a econimia vai cressendo.
Nos EUA do anos 20, a produção econômia cresceu espetacularmente. Todavia, grande parte dos trabalhadores ainda vivia mui
to mal, as família operárias entulhavam-se em favelas, cortiços imundos recebendo salários mais nojentos que ratos. A distribuição de renda era muito injusta
Havia milhões de pobres nos EUA, e eles não podiam comprar os produtos produzidos abundantemente pelos empresários americanos. Como a econimia se desenvolvia sem nenhum controle acabou se tornando caótica: chegou um momento em que a produção superou a capacidade de consumo da sociedade. Havia mais produtos do que gente podendo comprá-los. Eis, então a causa basica da crise: A Superprodução de Mercadorias.





~~> A intervenção do estado (New Deal)


Para solucionar o problema, modificações na política econômica tiveram que serfeitas em vários países visando combater os efeitos da crise. Nos EUA, quando onovo presidente, Franklin Delano Roosevelt, foi eleito em 1932, pelo partido democrata as medidas começaram a surtir efeito.Com uma série de reformas antiliberais, com intensa intervenção do estado na economia, a situação foi se modificando. Esse conjunto de reformas foi denominadode "New Deal" (Nova Organização ou Novo Acordo) e se baseava na proposta do economista inglês John Maynard Keynes. Essas medidas se resumiam em:

Empréstimos ilimitados aos bancos para que pudessem disponibilizar uma linha de crédito controlado àqueles que tivessem em dificuldades e pudessem retornar ás atividades produtivas;
_____________________________________


Pagamento aos fazendeiros de uma indenização que cobrisse os prejuízos com a queima do excesso de produção. Tinha por finalidade equilibrar a oferta de produtos fazendo assim os preços subirem;

______________________________________

Auxilio aos Estados concedendo-lhes subsídios para que pudessem aumentar os salários dos empregados e criar um seguro-desemprego. Essa medida visava fortalecer o mercado consumidor;

______________________________________

Controle da jornada de trabalho, fixando-se um salário mínimo, proibição do emprego de crianças e das horas-extras;

_______________________________________

Legalização dos sindicatos para que pudessem negociar contratos coletivos de trabalho;
Promoção de um amplo programa de obras públicas (barragens, estradas, portos, hidrelétricas, habitação popular) para dar emprego á massa de desempregados;

_______________________________________

Ampliação e estatização do sistema de previdência social, ficando o governo responsável pelo amparo ao trabalhador em caso de invalidês, velhice e desemprego;
Controle severo sobre os preços dos produtos; cobrança de taxas sobre bebidas e sobre outros produtos supérfluos;

_______________________________________
Etc...

_______________________________________




Essas medidas levaram a criação do Estado que se caracterizava pela promoção do bemestar social ou Welfare State.


~~>Crise de 29 e Crise Atual


Comparar a crise atual com a crise de 1929 não é procedente sob o ponto de vista histórico.Hoje, temos mecanismos de certa segurança que não tinhamos naquela época, o FMI é um exemplo, e é preparado para atuar nesse tipo de emergência e já está atuando.Além disso hoje, existe uma grande diferença sobre a atuação do estado.Em 1929, o estado, por conta do liberalismo preferia deixar o mercado resolver seus problemas; hoje já são aplicados grandes recursos do governo dos EUA para que bancos COMERCIAIS sejam estatizados.Temos também o fato de que países como Alemanha, Japão, Arábia e China continuam em ritmo de crescimento e tem reservas financeiras boas, podendo assim emprestar para paises menos desenvolvidos.Na Islandia por exemplo, a crise foi sentida com grande pessoa, e a Rússia manifestou o interesse de emprestar alguns bilhões.Temos também a boa situação financeira de países emergentes como o Brasil, a Rússia e a India que também pode contribuir para a atividade econômica mundial não sofrer uma contração tão grande que passe do patamar de uma recessão para o da depressão, muito mais grave.Enfim, por enquanto, há vários pontos que impedem traçar um paralelismo entre a crise atual e a Grande Depressão da década de 1930. Só não se pode deixar de lembrar que a economia se inclui entre as ciências humanas e não entre as ciências exatas. No âmbito da economia, encontram-se componentes relacionados à mentalidade e ao comportamento das pessoas. Também se trabalha com base em expectativas do que pode acontecer em cenários futuros.




Dicas de Filmes Relacionados


~~>Vinhas da Ira:
História de uma família de trabalhadores rurais pobres durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad, após cumprir pena, leva sua família de Oklahoma para a Califórnia. Durante a viagem, eles se deparam com uma nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser até pior do que o que deixaram para trás.

~~>Cindrella Man: Em 1929 América vê-se envolvida numa grande depressão económica, praticamente os empregos são inexistentes e a população americana está dividida em 2 grupos, um grande grupo de miséria total e outro pequenino de riqueza, “pois é nas grandes recessões económicas que alguns abutres se enchem de dinheiro”. Jim vive uma fase cheia de azares, parte varias vezes a mesma mão em combates e o publico já não vê em ele o menino de ouro.

Um comentário: