terça-feira, 7 de abril de 2009

Revolução nas Artes e nas Ciências

As pessoas que viviam nas grandes cidades do Oriente, no começo do século XX tinham a sensação de que a maneira tradicional de ver o mundo estava se dissolvendo. O velho estava se acabando e o novo brotava. Toda a Europa sentiu a devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial. Em seguida, o mundo foi abalado pela revolução Russa em 1917. A guerra simbolizava a destruição completa e a revolução simboliza a reconstrução do mundo.
A ideia de arrebentar o passado e moldar outra civilização empolgava os corações e as mentes de muitas pessoas de todo o planeta. Esses sentimentos atingiram em cheio os artistas, escritores e cientistas que queriam chutar o passado e criar o futuro.


~~> Revolução nas Ciências
No século XX, a ciência também viveu a sua revolução. Tudo começou com a célebre Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, que nasceu em 1879 e morreu em 1955. Ele foi o cientista mais influente do século. Ele alterou radicalmente tudo aquilo que os cientistas compreendiam do espaço, do tempo da matéria e da energia.



Einstein mostrou que a matéria e a energia se equivalem. Esse é o significado da famosa equação matemática: E= mc², que teve grande utilidade na fabricação de usinas nucleares e das bombas atômicas.



Em 1897, o inglês Thompson descobriu a existência dos elétrons. Mais tarde outro inglês, Rutherford identificou o próton no núcleo do átomo. Seu compatriota Chadwick completou a glória encontrando o nêutron em 1932. Logo em seguida o alemão Heisenberg mostrou que os núcleos dos átomos eram compostos por prótons e nêutrons.
Tão importante quanto a teoria da relatividade foi a descoberta da Mecânica Quântica. Essa teoria foi produzida com a colaboração de muitos físicos notáveis: os alemães Schodinger , Max Born , Max PlancK, Heisenberg, os franceses De Borglie e Dirac, o dinamarquês Niels Bbohr. Ela mostrava que as partículas elementares como o Próton, nêuron, elétron e etc, não seguem as leis na natureza. É como se as partículas elementares fizessem parte de outro tipo de universo, com sua própria maneira de funcionar. A teoria quântica generaliza a mecânica clássica e fornece descrições exatas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a
radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron.




~~> O Avanço da Medicina
No séc. XX doenças que matavam ou mutilavam milhões de pessoas passaram a ser curadas. Graças ou crescimento econômico. Nos países mais ricos, o governo dava muito dinheiro para as universidades e fim de formar profissionais competentes e para pesquisar.
As leis fundamentais da genética tornaram-se amplamente conhecidas pelos cientistas, foi através dele que descobriram que os pais podem ter olhos claros e o filho ter olhos escuros. Já em 1902 constatou-se que os fatores genéticos estavam contidos com pequeníssimas estruturas existentes nas células: o cromossomos.
A descoberta do DNA, do antibiótico e da vacina BCG foi uma das maiores revoluções.




A Tuberculose que matava tantas pessoas pode ser previnada através da vacina BCG descoberta pelos franceses.
O austríaco Landsteiner descobriu os diversos tipos de sangue( A, B, O+, O- entre outros) e suas combinações , a partir daí várias vidas foram salvas através de transfusões feitas co sucesso, pois antes dessa descoberta varias pessoas morriam por fazerem transfusões de sangue com tipos de sangue diferentes.


____________________________________________________________________


Descobrimento do antibiótico
Alexander Fleming, bacteriologista do St. Mary's Hospital, de Londres, já vinha havia algum tempo pesquisando substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas, pesquisa justificadapela experiência adquirida na Primeira Grande Guerra 1914-1918, na qual muitos combatentes morreram em conseqüência da infecção em ferimentos profundos e mal-tratados por falta de tratamento adequado.
No ano de
1922 Fleming descobre uma substância antibacteriana na lágrima e na saliva, a qual dera o nome de lisozima.
E em
1928 Fleming desenvolveu pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta da penicilina deu-se em condições peculiaríssimas, graças a uma seqüência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes.
No mês de agosto de 1928 Fleming tirou férias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de
estafilococos sobre a mesa, em lugar de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria natural, ao retornar ao trabalho, em setembro do mesmo ano, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo, fato este relativamente freqüente. Colocou-as então, em uma bandeja para limpeza e esterilização com lisol. Neste exato momento entrou no laboratório um seu colega, Dr. Pryce, e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes ao seu colega sobre as culturas de estafilococos que estava realizando, quando notou que havia, em uma das placas, um halo transparente em torno do mofo contaminante, o que parecia indicar que aquele fungo produzia uma substância bactericida. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior.
O fungo foi identificado como pertencente ao gênero
Penicilium, de onde deriva o nome da penicilina dado à substância por ele produzida. Fleming passou a empregá-lo em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação.
Foi o primeiro teste de reação penicilínica realizado em laboratório. Por outro lado, a descoberta de Fleming não despertou inicialmente maior interesse e não houve a preocupação em utilizá-la para fins terapêuticos em casos de infecção humana até a eclosão da
Segunda Guerra Mundial, em 1939. Nesse ano e em decorrência do próprio conflito, a fim de evitarem-se baixas desnecessárias, foram então ampliadas as pesquisas a respeito da penicilina e seu uso humano..
estafilococo dourado.
____________________________________________________________________








~~> Psicanálise Feudiana
Sigmund Freud (
1856 -1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretacao dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na
Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.







~~> Revolução nas Artes e na Literatura
Durante 40 anos, rompeu-se com as regras e convenções artísticas e literárias do passado, herdadas do Renascimento.
Esta procura de novas formas de expressão era o reflexo do espírito de rebeldia e das profundas inquietações da época, como a Grande Guerra, e outras revoluções que eram constantes.
Paris tornou-se a capital cultural da Europa!

As primeiras inovações surgiram a partir de 1890. Pintores como Van Gogh, Gauguin e Cézanne introduziram mudanças arrojadas, que estiveram na origem de novas correntes.

Van Gogh acentua drasticamente as formas e as cores, abrindo assim o caminho ao expressionismo. Gauguin privilegia a força da cor, anunciando o violento choque que iria ser provocado pelo Faufismo.

Quanto a Cézanne, geometriza as formas dos objetos, tornando-se o precursor de uma das maiores rupturas da história da pintura, o cubismo. (Batalha Naval, Kandinsky.
Por volta de 1907 aparece o abstracionismo. Abstrata)

Os representantes do cubismo são Picasso e Braque.
No abstraccionismo é Kandinsky.




Também na Literatura se sentiram modificações, dando principal destaque á poesia, e ao romance.
Na poesia destacaram-se Rilke, T.S. Eliot, Fernando Pessoa e Paul Éluard.
No romance destacaram-se James Joyse e Marcel Proust.
A partir destas inovações radicais, a liberdade dos artistas deixou de ter limites.















(O dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo. Futurismo)


____________________________________________________________________





Ode ao burguês


Eu insulto o burguês! O burguês-níquel


o burguês-burguês!





A digestão bem-feita de São Paulo!


O homem-curva! O homem-nádegas!


O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,


é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!





Eu insulto as aristocracias cautelosas!


Os barões lampiões! Os condes Joões! Os duques zurros!


Que vivem dentro de muros sem pulos,


e gemem sangue de alguns mil-réis fracos


para dizerem que as filhas da senhora falam o francêse


tocam os "Printemps" com as unhas!





Eu insulto o burguês-funesto!


O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!


Fora os que algarismam os amanhãs!


Olha a vida dos nossos setembros!


Fará Sol? Choverá? Arlequinal!


Mas à chuva dos rosais


o êxtase fará sempre Sol!





Morte à gordura!


Morte às adiposidades cerebrais!


Morte ao burguês-mensal!


Ao burguês-cinema! Ao burguês-tiburi!


Padaria Suíssa! Morte viva ao Adriano!


"- Ai, filha, que te darei pelos teus anos?


- Um colar... - Conto e quinhentos!!!


Más nós morremos de fome!





"Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!


Oh! purée de batatas morais!


Oh! cabelos nas ventas! Oh! carecas!


Ódio aos temperamentos regulares!


Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!


Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados


Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,


sempiternamente as mesmices convencionais!


De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!


Dois a dois! Primeira posição! Marcha!


Todos para a Central do meu rancor inebriante!





Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!


Morte ao burguês de giolhos,


cheirando religião e que não crê em Deus!


Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!


Ódio fundamento, sem perdão!





Fora! Fu! Fora o bom burguês!...






Mário de Andrade.



____________________________________________________________________

Este Poema de Mário de Andrade é uma critica a burguesia da época.



____________________________________________________________________


Bauhaus

A Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de
design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter no ano de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas com a
Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes


____________________________________________________________________



~~> Semana de 22
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em
São Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Durante os sete dias de exposição, foram expostos quadros e apresentadas
poesias, músicas e palestras sobre a modernidade,o que deixou indignados alguns escritores e artistas de renome.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da
vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.
Participaram da Semana nomes consagrados do
modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos entre outros.





~~> Dicas

Livros: Macunaíma e Pauliceia Desvairada (Mário de Andrade)

Filme: Macunaíma - O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José. Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Sfat, que no filme se torna uma guerrilheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário