domingo, 12 de julho de 2009

América Vermelha

A América Vermelha




Cuba foi uma rica colônia espanhola no final do século xix uma grande revolta popular alastrou-se pela ilha, querendo independência nacional.
Empresários norte-americanos perceberam que poderiam tirar proveito de mudanças política na ilha. EUA declarou guerra a Espanha que lutava longe da casa e não era uma potência, resultado: Espanha foi derrotada.


As tropas americanas desembarcaram em Cuba para “garantir o governo independente”.
Governo formado por grandes produtores de açúcar e tabaco.
Logo depois da independência o governo cubano tratou de facilitar todos os investimentos dos EUA na ilha. Cuba era um bom negócio tanto para cubanos(elite) quanto para americanos(empresários)
Cuba, era agroexportadora de açúcar e tabaco, a elite cubana era formada por grandes comerciantes e latifundiários. Os investidores norte-americanos tinham muitas propriedades na ilha.


Quando um presidente cubano atrapalhava os lucros das empresas americanas a velha atitude do big stick se repetia: os fuzileiros navais desembarcavam na ilha para restaurar a normalidade e colocar um presidente de “confiança” dos EUA, um deles foi o ditador Fulgêncio Batista. Muitos cubanos consideravam-se humilhados pelas atitudes norte-americanas, pois eles viviam de trabalho suado e sofrido para que os americanos se divertissem e ganhassem dinheiro e os cubanos cada vez mais na miséria.


Em 1953, alguns jovens patriotas prepararam-se para derrubar o ditador. Começaram a revolta tentando derrubar o quartel de Moçada. Mas eram pouco e inexperientes e acabaram sendo presos.


O líder da revolta era um jovem advogado ex-dirigente estudantil: Fidel Castro. Depois de uma temporada preso Fidel partiu para o exílio no México. O ditado achou que as “férias” seriam para acalmar Fidel, mas estava redondamente engano, serviu para que organiza-se novamente uma revolta e foi no México que Fidel conheceu o lendário guerrilheiro dos anos 60 Ernesto Che Guevara.


Em 1956, Fidel voltou secretamente para Cuba junto de seua companheiros, no começo eram só 12 guerrilheiros por isso só atacavam em emboscadas e voltavam rapidamente. Aos poucos conquistaram a simpatia da população.


No final de 1958, as principais cidades cubanas foram tomadas por manifestantes que fizeram greves de trabalho enquanto o ditador não fosse embora. Logo depois do ano novo os guerrilheiros barbardos ganharam Havana e se tornaram vitoriosos. Era a revolução de 59 que começava.


O poder estava na mão de Fidel Castro e seus companheiros eles estavam dispostos a mudar mesmo e provaram fazendo: uma reforma agrária radical(tomando as terras dos latifundiários e dando a famílias pobres.) aluguéis reduzidos em 50% e os livros e remédios em 25%.
Governo nacionalizou principais empresas localizadas em Cuba.


EUA vingou fazendo o bloqueio econômico os americanos pararam de comprar de Cuba, já que Cuba tinha suas exportações voltadas para eles o país estava agora pagando o preço da briga com o vizinho. Então veio a ajuda os países socialistas começaram a comprar produto cubano e com preço a cima dos ditos pelos países imperialistas. Em 61 os EUA enfurecido com a nova amizade cubana, mandou invadir o país foi a Invasão da Baía dos Porcos e por incrível que pareça foram derrotados. Com resposta imediata Fidel declarou Cuba socialista.
EUA pressionou os outros países a romper relações com Cuba.


Assim Cuba foi expulsa da OEA.
A situação ficou dramática quando os EUA descobriram que os soviéticos estavam construindo uma base de mísseis atômicos em Cuba. O presidente Kennedy mandou que a marinha bloqueasse o mar do Caribe. O problema é que do outro lado vinha uma frota militar soviética. A crise dos mísseis em Cuba quase levou a terceira guerra mundial. Na hora h as duas potência fizeram um acordo a URSS paravam com a fabricação e os EUA comprometeram não invadir Cuba.


Querendo seguir exemplo dos cubanos, as rapaziadas armaram diversos movimentos na América Latina na década de 60 e 70. Cuba ajudou esses movimentos fornecendo armas e treinamento militar.


Em 1991 a URSS deixou de existir. Cuba perdeu seu grande aliado internacional. Sem ajuda externa e sofrendo o bloqueio dos EUA, a economia cubana passou a sofrer grandes dificuldades. O governo norte-americano aprovou que qualquer empresa estrangeira que tivesse relação com Cuba estaria proibida de ter negócios com os EUA.


O Chile tinha uma tradição de estabilidade política de eleições limpas e sem golpes. A população queria mudanças mais profundas.


Em 1970, Salvador Allende foi eleito presidente. Allende contava com apoio da UP(unidade popular). Allende foi simplesmente o primeiro presidente marxista a ser eleito. No começo a unidade popular não pretendia implantar imediatamente o socialismo.


O grande projeto de Allende era a via chinela para o socialismo. Os socialistas chinelos que gradativamente com reformas pequenas o Chile viveria a transição do capitalismo para o socialismo, e logo as empresas seriam controladas pelo estado ou cooperativas de trabalhadores. O governo de Allende procurou respeitar inteiramente a constituição do pais.


Os grandes empresários não podiam deixar que o Chile se tornasse um país socialista. Tiveram apoio dos EUA que não aceitavam um governo comunista.


Começou então uma grande operação de boicote dos empresários chilenos. Os supermercados tiravam as comidas das prateleiras para que a população ficasse assustada com a “escassez de comida”. As empresas de carga paralisaram por seis meses, provocando um colapso no abastecimento das grandes cidades.


Em 1973, o general Augusto Pinochet comandou o golpe militar que levou à morte o presidente Salvador Allende.


A ditadura militar liderada por Pinochet foi uma das mais brutais da América Latina. Qualquer suspeito de ser comunista era preso e barbaramente torturado. O governo dos EUA deu maior apoio ao golpe. O general Pinochet ordenou a devolução da maioria das empresas estatizadas aos antigos proprietários e criou leis de facilitação do capital americano.
Nos anos 70 na Nicarágua grupos de guerrilheiros de várias tendências políticas formaram a Frente Sandinista.


O governo revolucionário proveu uma reforma agrária tirando terra dos latifundiários e passando para o povo, criou uma campanha de analfabetismo de adultos, que recebeu elogio de educadores do mundo todo. O regime político e social Sandinista era bem diferente do regime socialista. As empresas da família Somoza, foram confiscada pelo estado, mas as pequenas e médias empresas continuaram existindo. De certo modo a economia era uma mistura de socialismo com capitalismo. Apoio da igreja católica alguns padres participaram do governo Sandinista. Em Cuba, todos que apoiavam a revolução ingressaram no partido comunista. Todos os outros partidos foram proibidos. Na Nicarágua Sandinista, existiam vários partidos e a imprensa manteve a liberdade.


Enquanto isso os EUA pressionavam incessamente com bloqueio econômico e a CIA forneceu armas e treinamento para os contras. Os contras eram guerrilheiros de extrema direita. A economia da Nicarágua ficou seriamente abalada. N as eleições de 91 os Sandinistas foram derrotados por uma pequena margem de votos. Venceu Violeta Chamorro, uma empresaria que havia apoiado os Sandinistas no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário