terça-feira, 30 de junho de 2009

As décadas de 50 e 60 do século XX, a maioria das antigas colônias européias na África e na Ásia tornou-se independente. Mas o governo próprio e a participação da ONU nem sempre impediram que esses novos países continuassem subordinados à economia da metrópole (ou seja, submetidos ao neocolonialismo).Ao mesmo tempo, os países pobres ganhavam consciência de que tinham seus próprios problemas e que, para resolvê-los, era preciso haver uma mudança na ordem mundial. Perceberam que faziam parte do Terceiro Mundo e que queriam superar o subdesenvolvimento.Primeiro Mundo: constituído por um privilegiado núcleo de aproximadamente 24 países capitalistas. São os países centrais do capitalismo, desenvolvido e poderosos como Estados Unidos (EUA), Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, Suíça etc. Esses países têm elevada renda per capta (cerca de 20 milhões de dólares por ano), elevado nível da população (rica), poderoso setor industrial e tecnológico, excelente rede de transporte e comunicação, liderança política e cultural.Segundo Mundo: essa expressão é usada a países socialistas, cuja economia é controlada pelo Estado.Terceiro Mundo: constituído pelo vasto e heterogêneo conjunto de países subdesenvolvidos, espalhados na África, Ásia e na América Latina. São os países periféricos, que estão subordinados aos centros de decisão do capitalismo internacional. São países de baixa renda per capta (inferior a 2 mil dólares anuais), elevado nível da população (pobre),pouca tecnologia e desenvolvimento industrial,redução de trabalhadores qualificados,baixo nível de consumo.
A descolonização da África e da Ásia:
Nas décadas de 50 e 60 do século XX, a maioria dos países da África e da Ásia deixou de ser colônia européia. Isso foi possível após a Segunda Guerra Mundial.Para começar, a Europa estava preocupada de mais em reconstruir o que a guerra tinha destruído como não tinha condições de controlar suas colônias, muitas aproveitaram para tornarem-se independentes. E o governo da URSS ficou do lado dessas colônias porque, desde a Revolução de 1917, anunciava seu apoio à “libertação dos povos do jugo imperialista”. Por outro lado os Eua apoiaram a descolonização porque afinal de contas, os países abriam o mercado para os produtos americanos.Naqueles anos, o mundo inteiro respirava ar de libertação. As idéias fascistas, que defendiam a exploração e o racismo estavam desmoralizadas.Foi dentro desse clima mundial de luta contra a opressão dos povos que se criou a ONU,esta deu todo seu apoio as independências.Dentro desse quadro, nós não podemos esquecer o papel que teve a luta dos próprios povos oprimidos da África e da Ásia. Em alguns casos a independência só foi conquistada depois de uma sangrenta e dolorosa guerra.
O Neocolonialismo
Os países africanos e asiáticos enviaram representantes para se sentarem nas poltronas da ONU. Mas será que as coisas tinham mudado tanto assim nas ex-colônias?Infelizmente não.A maioria dos novos países continuava dependendo da antiga metrópole: para exportar seus produtos, e para importar tudo aquilo que precisavam, para obter tecnologia e financiamentos. No fundo, os laços coloniais na economia ainda nãoestavam totalmente rompidos. Essa situação é subordinação em relação à ex–metrópole passou a ser chamada de neocolonialismo.
Os não-alinhados
Em 1955, na Conferência de Bandung (Cidade da Indonésia). Reuniram-se dezenas de representantes da África e da Ásia. Esse encontro foi muito importante porque, pela primeira vez, afirmou-se oficialmente existência do Terceiro Mundo.Tal conceito se baseou no fato que existiam dois bloco dominantes. O Primeiro Mundo e o Segundo Mundo, as nações do Terceiro Mundo queriam ficar fora da Guerra Fria. Pretendiam se tornar países Não-alinhados, ou seja, não estariam nem do lado dos EUA e nem do lado da URSS. Essa idéia era tão forte que a Conferência de Bandung também ficou conhecido como conferência dos não-alinhados. Outras idéias importantes eram a luta contra o neocolonialismo e o racismo, a defesa da união dos paises e a cooperação internacional visando ao desenvolvimento do conjunto de todos os povos. O aspecto mais importante é que a maioria esmagadora dos países de Terceiro Mundo faz parte dos países capitalistas, mas é um capitalismo pobre. Um capitalismo que depende da economia dos países capitalistas mais ricos: depende de investimentos, de tecnologia, de financiamentos entre outras coisas.
O subdesenvolvimento
O que é um país de Terceiro Mundo subdesenvolvido? Em primeiro lugar são países que tem agricultura atrasada, e a Produção industrial é menor que a população. Mesmo nos países de Terceiro Mundo a produção industrial é menos que a agrícola, como na Argentina e no Brasil.Os países desenvolvidos, por outro lado, dominam a tecnologia e a ciência, sua economia gera produtos e serviços para todo o mundo, e é claro que o terceiro mundo é obrigado a comprar esses produtos, pois não tem como produzir.
A descolonização da África
Nas revistas ou noticiários você costuma ver sobre as tristezas da África.Quando esses noticiários falam de fome, mostram que ela foi causada por causa da seca. Quando falam de guerra civil, nos passa a idéia de que os povos africanos são irracionais, infantis e agressivos. A causa de tudo estaria mesmo na natureza, seja na natureza do clima desértico ou na natureza humana agressiva e irracional?As dificuldades existiam desde a década de 50 e 60 permanecem até hoje, muitas delas têm sua origem na colonização européia. Os colonizadores europeus chegaram e destituíram a agricultura tradicional das comunidades africanas para impor o sistema de plantation, isto é produz produtos para exportação, assim em vês de alimentar o povo, toda a produção africana é destinada para a exportação. Quando os europeus colonizaram a África, dividiram seu território sem pensar nos povos que lá viviam logo ouve guerras para conseguir alimento, territórios, água, etc, além do desentendimento entre tribos que ficaram juntas.
O racismo na África do Sul
A África do Sul foi colonizada por holandeses e ingleses. No século XX, quando o país ficou independente, o poder continuou nas mãos dos brancos descendentes de europeus.Os brancos eram donos de quase tudo: terras, minas, grande comércio, fábricas, bancos.Os negros não tinham direito a nada, trabalhavam como jumentos, salários miseráveis.Partidos africanos existiam e existem, mas não conseguirão resolver o problema africano, partidos como o CND (CONGRSSO NACIONAL AFRICANO) cujo líder era Nélson Mandela, este permaneceu na prisão durante trinta anos.A CNA sobrevivia clandestinamente o partido teve diversas idéias capitalistas, e se associou ao PCA – Partido Comunista da África do Sul, porém esse partido tinha idéias racistas e com os EUA apoiando este racismo , eles permaneceram no poder.Quando a URSS se desfez, os EUA não precisava mais temer que a África do Sul tivesse um partido comunista no poder.
A independência da Índia
A Índia foi a mais rica colônia da Inglaterra. Mas a exportação colonial reduziu milhões de indianos à miséria.O processo de independência foi liderado pelo Partido do Congresso, dirigido por Jawaharal Nehru. Esse partido tinha idéias radicais e democráticas, claro que não eram idéias radicais como, por exemplo, implantar o socialismo ou a reforma agrária. Mas a independência da Índia não teria vindo sem os grandiosos feito de Mahatma Gandhi. Multidões cada vez maiores as autoridades britânicas. Assim em 1947, a Índia tornou-se independente, adotando um regime de governo parlamentista.A Índia procurou tornar-se eqüidistante dos dois blocos hegemônicos mundiais: permanecia capitalista, mas tinha boas relações com a URSS.A Índia é uma mistura de dezenas de povos e de religiões diferentes, a situação que gera mais conflitos. Dentro do território indiano há populações que não aceitam a religião das outras mas há aquelas que querem criar um novo país.
Gandhi e a desobediência civil
Mahatma Gandhi nasceu na Índia em 1869, numa família de poses. Recebeu educação fina, estudou em Londres, onde se formou em Direito. Quando voltou para a Índia já tinha muitas idéias questionadoras. Solidário com o povo humilde, abandonou os ternos de linha e começou a se vestir com as roupas dos indianos pobres. Essa atitude também um modo de negar a cultura da elite européia. Gandhi pregava a tática de não-violência e da desobediência civil, simplesmente se recusava a reconhecer o líder colonial.“Gandhi era o santo que não fazia milagre. Não matou nem agrediu ninguém, mas também não se curvou diante do opositor.”
A Revolução Socialista na China
A China era uma civilização com mais de anos de cultura, orgulhosa de seus feitos. Até que, no século XIX, os países imperalistas a ocuparam, entupiram-na de ópio e de mercadorias industrializadas, rasgaram-na em áreas de influência, humilharam, pisotearam e desprezaram o povo.No alvorecer do século XX , as coisas começaram a mudar. Em 1911, nacionalistas chineses, liderados por Sun Yat-sem, chefiaram uma revolta que derrubou o imperador e proclamou a república. Sun Yat-sem tinha sido o fundador do Kuomintang, o Partido Nacionalista.Ele sonhava com um Estado democrático, que estimulasse a modernização econômica da China.As coisas não transcorreram como o patriótico Sun Yat-sem imaginava. Depois de sua morte em 1925, o Kuomintangpassou a ser liderado por Chiang Kai-shek. O novo governante chinês aproximou-se dos países ocidentais porque precisava de segurança para garantir seu domínio político sobre toda a China.Mas Chiang Kai-shek tinha agora um rival para enfrentar, o Partido Comunista da China (PCC),fundado em 1921.O Kuomintang perseguiu os opositores, assassinando milhares de comunistas (Massacre de Xangai, 1927). A fuga dos comunistas foi uma verdadeira epopéia. Na Longa Marcha liderados por Mao Tsé-tung percorreram mil léguas (Seis mil km) sob o fogo das tropas do governo Chinês. Na história, a única marcha guerrilheira que superou a Longa Marcha foi a coluna Prestes no Brasil depois de mais de 200 combater, enfrentando o deserto, a neve e a floresta, os sobreviventes chegaram ao nordeste da China praticamente inacessível ao inimigo.A Segunda Guerra Mundial tinha começado mais cedo para os Chineses. Desde 1937 que o Japão avia lhes declarado guerra total para submeter o país. Para enfrentar a inimigo, o PPC é o Kuomintang acertaram uma trégua. Na verdade os generais do Kuomintang, dominados pela corrupção, pouco faziam. A liderança da luta patriótica contra os japoneses passou para Mao Tse-tung é o PCC. Com isso, os comunistas ganharam um enorme prestígio junto à população.Quando a Segunda Guerra acabou, em 1945 quase ninguém mais acreditava no Kumintang. Os guerrilheiros de Mao Tsé-tung agora formavam um poderoso Exército Vermelho, com centenas de milhares de camponeses armados. A Revolução de 1949 abriu caminho para o desfile triunfal dos comunistas em Pequim. Chinang Kai-shek fugiu para a ilha de formosa, que continuou capitalista (e é também chamada de China nacionalista).
Socialismo na China
Com medo de uma represaria do ocidente, Stalin tinha recomendado aos comunistas chineses que não tomassem o poder. Ordenara que colaborassem com o Kuomintang! Porém Mao Tse-tung inaugurou as orientações do líder soviético e os comunistas chineses tomaram o poder na Revolução de 1949 .De início o novo governo comunista aceitou a existência dos pequenos empresários, nessa primeira etapa da revolução, chamado de Nova Democracia as grandes e médias propriedades rurais foram confiscadas pelo Estado e entregues aos camponeses. A Reforma Agrária foi muito importante para diminuir a pobreza no país.
URSS X China
No começo dos anos 60, o mundo assistiu a surpreendente briga entre URSS e China. A China não aceitava mais que os soviéticos determinassem como deveria ser constituído o socialismo. Além disso a URSS defendia a “Coexistência pacífica com o capitalismo “ coisa que os chineses odiavam. A separação foi dura mas conseguiram cortar relações e quase entraram em guerra.
Os problemas do Oriente Médio
“Uma bomba explode em Israel e mata crianças num ônibus escolar. A aviação despeja bombas incendiarias em acampamentos de refugiados palestino.” Notícias pavorosas como essa mostram que o Oriente Médio é uma das regiões mais violentas do planeta.Árabes e israelensesDurante séculos, o oriente Médio pertenceu ao império Turco-Otomano. Depois da Primeira Guerra (1914-1918), os turcos perderam esse Domínio para a França e a Inglaterra. Finalmente, após a segunda Guerra (1939-1945), uma porção de países do Oriente Médio ganhou a independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário